Translate

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Bolas de Berlim na MFP



Para a massa coloque os seguintes ingredientes (pela ordem escrita) na cuba da máquina de fazer pão:

2 dl de leite morno
75g de manteiga amolecida
3 ovos ligeiramente batidos
raspa de 1/2 limão
100g de açúcar
500g de farinha
10g de sal
1 pacotinho de fermento biológico seco

Programe a máquina de fazer pão no programa de amassar e levedar.
Quando o programa acabar retire a massa para uma superfície polvilhada de farinha e forme bolas do tamanho que desejar (eu optei por bolas do tamanho de bolas de ping-pong). Tape-as e deixe levedar por mais algum tempo.
Frite as bolas em óleo bem quente (175°C) e quando estiverem douradas de ambos os lados retire-as e deixe-as escorrer sobre papel absorvente. Passe as bolas por açúcar em pó.

Para rechear usei Bage Cremin que encomendei da Casa Januário no Porto.



Esta receita dá um pouco de trabalho, mas o resultado é MESMO muito bom.
Com a massa que sobrou (porque eu não queria fazer tantas bolas) fiz uns miminhos no forno para a minha piquena.








6 comentários:

  1. Olá Mónica, estas bolas andavam a namorar-me à uns tempos e hoje decidi-me a fazê-las ,até porque queria fazer algo do teu blog para te poder dar a conhecer. Estas maravilhas são óptimas para festinhas de aniversário etc, a minha questão é, posso congelar já fritas e sem recheio? é que depois de levedada a massa é tanta que não vamos comer isto tudo senão quem fica em formato bola somos nós! Obrigado e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para responder honestamente, nunca experimentei congelar. Congelamos pão e congelamos bolos... penso que as bolas de berlim ficam aí pelo meio termo e talvez não seja má ideia experimentar congelar. Ou fazes uns pães de deus no forno pois ficam bem com esta massa.

      Eliminar
  2. Ai é? Adoro Pão de Deus! Então se calhar tbém podia fazer as bolas no forno? Acho Que vou experimentar fazer algumas o forno e congelo essas porque frituras fritas acho que não devem ficar bem. Reza para que fiquem bem! beijocas e obrigado pela rapidez!

    ResponderEliminar
  3. Olá obrigada por ter partilhado a receita sou nova nestas coisas e quero experimentar na minha maquina adoro bolas de Berlim 😜🤩

    ResponderEliminar