Translate

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Bolo de Aniversário da Patanisca - II parte

 Este foi o bolo que fiz, para comemorar o aniversário da pequenota no fim de semana, para alguns amigos mais chegados.
O bolo em si foi uma grande desilusão... Tenho que aprender que nem todo o tipo de bolo fica bem num bolo de camadas e com cobertura. Mas a decoração até ficou engraçada... espero que sirva de inspiração para quem dela precisar (como eu muitas vezes).


Ouço muita gente falar maravilhas da pasta americana e acredito que assim seja, mas para fazer por casa não há nada como uma pasta de marshmallow. Esta pasta é muito simples de preparar e serve perfeitamente para decorar um bolo caseiro que se deve preparar à última da hora. Usa poucos ingredientes e todos eles se podem comprar no hipermercado :o)).

Pasta de Marshmallow:

marshmallows brancos (eu uso um pacote de 500g)
um pouco de água fria ( 1 ou 2 colheres de sopa)
gordura vegetal (margarina)
açúcar em pó q.b. (dependendo da quantidade de marshmallows, da humidade e da temperatura, entre meio kilo a 1 kilo)

Barra-se uma tigela grande (de ir ao microondas) com margarina e enche-se até 3/4 com marshmallows, rega-se com um pouco de água e leva-se ao microondas durante 1 minutos, retira-se, dá-se uma mexedela e leva-se de novo ao microondas durante alguns segundos (para ter a certeza que fica tudo derretido).
Aos marshmallows derretidos vai-se juntando açúcar em pó e amassando até atingir o ponto desejado.

DEVE-SE TER SEMPRE AS MÃOS E A SUPERFICIE DE TRABALHO BEM UNTADAS COM GORDURA VEGETAL (EU USO O SPRAY PARA BOLOS) PARA A PASTA NÃO SE COLAR.

Quando achar que atingiu o ponto desejado embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico durante algumas horas.
Para usar deve-se amassar de novo a massa com as mão durante alguns minutos para voltar a amolecer um pouco.

8 comentários:

  1. Ola. o meu filho vai fazer um aninho e eu vou fazer o seu bolinho de anos e vou fazer essa massa para a decoraçao ( nao a quero comprar), mas nao consiguo encontrar marshmallows brancos, onde os posso encontrar? eu encontros mas sao com muitas cores, ou com um ligeiro rosa, que para o bolo do meu filho nao vai dar, tem mesmo de ter branco (bolo do canal panda) Agradecia imenso um resposta, tou desesperada e nervosa! Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia. O ideal será ires a uma loja de gomas (daquelas que satisfaz o desejo que cada criança).
    Por vezes nos grandes hipermercados também encontras na parte das goluseimas. Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  3. Olá: E esta massa fica durinha como a pasta? e pode-se juntas corante para fazer noutra côr?Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica com a mesma consistencia da pasta americana. O único senão desta massa é que não seca completamente não sendo própria para fazer laços.

      Eliminar
    2. então vou fazer para os anos da minha filha. è que eu detesto o sabor da pasta americana e esta parece-me bem boa. Tire-me só umas dúvidas, para aderir ao bolo tem de levar uma base primeiro tal como a pasta? Posso faze-la no fogão? è que o meu microondas é muito potente e costuma queimar tudo.Obrigado

      Eliminar
  4. Olá! Eu já experimentei fazer esta pasta de marshmallow mas fica-me liquida e o último bolo que fiz que foi para fora tive de inventar qualquer coisa para cobrir os defeitos pois a cobertura de cima apesar de vermelha deixou o topo do bolo á vista ! Não sei o que faço mal! :( bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elsa. Eu penso que o problema foi que não acrescentaste açúcar em pó suficiente e também tens que usar corantes em pasta e não dos liquidos. A massa antes de ser trabalhada deve ficar bem consistente (mais dura que massa de pão) e juntar o corante liquido iria estragar a consistência.
      Muito importante é também com que barras o bolo antes de o forrar com a pasta de marshmallow. Para esta pasta o ideal será um glacê real e não deves levar o bolo ao frigorifico mas sim coloca-lo num sitio fresco e seco.
      Espero ter ajudado. (Eu também tive a minha dose de desastres na cozinha e sei que desanima um pouco, mas continua a tentar fazendo doses mais pequenas)

      Eliminar
  5. olá! agora fiquei de boca aberta pois a minha pasta ficou mesmo liquida mas agora percebi porquê,passo a explicar,costumo fazer mousse de chocolate da Niggella com marshmallhow e como passado um pedaço fica dura achei que fazendo o mesmo processo,só não deitando as natas que ia ficar igual,ou seja,derreti os marshmallow em manteiga e água e juntei corante heheheh! Isto é que eu saí uma cozinheira de 3ªcategoria! No final o bolo até ficou engraçado e estava bompois aquela gelatinosidade em cima po-lo saboroso mas a trabalheira que me deu a esconder os podres! Vou experimentar a tua um dia destes! Obrigado, beijinhos

    ResponderEliminar