Translate

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Croissants Folhados


Bem... Para começar, tenho que informar que esta foi a minha primeira tentativa com "folhar a massa" e para dizer a verdade ainda não consegui o resultado que pretendia, que seria uma massa bastante leve e com bastante ar.
Apesar disso ficaram bastante saborosos e ligeiramente folhados e por isso deixo aqui a receita base.
Se alguém conseguir um resultado melhor que este POR FAVOR digam-me.


Massa 

50ml de leite
50ml de água
75g de margarina
3 ovos
raspa de 1/2 limão
120g de açúcar
1 colher de café de sal
500g de farinha
1 pacote de fermento seco

Coloque os ingredientes por esta ordem na MFP. Programe amassar e levedar.

Quando estiver pronta deve folhar a massa. Eu usei a técnica da dobra simples e penso que o meu erro foi usar manteiga em vez de margarina (mas não tenho a certeza).

Depois da massa descansar forme os croissants e deixe levedar mais 30 minutos.
Pincele com uma mistura de gema com leite e um pouco de açúcar e leve ao forno a 180ºC até estarem dourados.

3 comentários:

  1. OLá querida! Estão com bom aspecto apesar do que dizes,parecem bem folhados por fora! Eu costumo fazer a massa folhada em casa, ás vezes calha bem ,outras bem mal, mas a 1ª vez usei margarina e foi para deitar ao lixo pois além de não folhar deitava gordura ao assar.Eu não sabia que se podia usar a MFP mas vou experimentar. Outra coisa que não deito é tanto açucar, a minha receita pede muito menos, e também não ponho ovos,será por isso? Beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá Elsa. Eles folhados estão, o problema é que ficou uma massa pesada.
    Eu penso também que a tua receita é uma receita normal de massa folhada enquanto esta é uma massa brioche que é folhada no fim como se fosse a receita normal de massa folhada .
    Para começar penso que não devo usar a margarina para fazer a massa mas sim só para folhar e também devesse usar aquela margarina própria para folhados mas aqui não há à venda.
    Talvez tenha que tentar fazer a massa folhada simples antes de partir para estas aventuras .

    ResponderEliminar
  3. é realmente a minha é daquelas massas normais sim. Eu tbém não uso margarina própria embora aqui consiga comprar na Makro e no Recheio. Por acaso o marido do patrão vende pois vende tudo para padaria e pastelaria mas nunca me deu para comprar. uso manteiga sem sal e normalmente sai sempre bem. Mas já sei qual é a massa que fizeste,adoro mas tenho muito medo de me calhar mal. Mas vai tentando,só experimentando se chega lá! Beijinhos

    ResponderEliminar