Translate

sábado, 20 de setembro de 2014

Broa de Milho com Chouriço



Quem conhece o meu blogue sabe que não é a primeira vez que publico uma receita de broa e para dizer a verdade a receita continua a mesma. A única alteração é mesmo só juntar o chouriço. Mesmo assim quero deixar ficar a sugestão para usar num lanche agradável em família ou entre amigos.


500g de farinha de milho (de preferência do branco)
200g de farinha de centeio (pode meter menos)
200g de farinha de trigo 
4 dl de água a ferver (depende da qualidade da farinha de milho)
3 dl de água morna
1 colher de sopa (mal cheia) de sal grosso
1 pacote de fermento biológico seco
1 chouriço de carne cortado às rodelas

1. Escalda-se a farinha de milho com a água a ferver, mexendo com a colher de pau até esta ficar bem húmida. Forme uma bola e deixe repousar durante 1 hora.

2. Misture o sal e o fermento na água morna até diluir bem. Junta-se esta mistura à farinha de milho e amassa-se muito bem.

3. Acrescente a farinha de centeio (nesta fase pode decidir meter mais ou menos farinha dependendo do gosto de cada um), e por fim a farinha de trigo aos poucos. Deve ficar uma massa pegajosa mas que se segure bem quando despejada sobre um tabuleiro. Junte o chouriço às rodelas e envolva bem. Deixa-se repousar durante 1 hora.

4. Forre um tabuleiro com papel vegetal. Para formar as broas deve molhar uma taça arredondada e polvilhar abundantemente com farinha de trigo. Com esta taça retire a quantidade de massa desejada para formar a broa e verta sobre o tabuleiro. (eu faço geralmente só uma broa, por isso retiro a massa toda de uma só vez)

5. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante uma hora (mais ou menos).

6. Pode servir ainda morna ou fria.

2 comentários:

  1. Ai isto não se faz, adoro broa e esta tem cá um aspecto, maravilhosa! Tenho de experimentar fazer! Bjos

    ResponderEliminar
  2. Experimenta sim. É mesmo muito boa e ainda sabe melhor quando sabemos que foi feita pelas nossas mãos. Depois mostra como ficou a tua. Beijos

    ResponderEliminar